A trajetória e as propostas de Neto Cruz

Sou José de Ribamar da Cruz Neto, mais conhecido como Neto Cruz, criado na sede de Paço do Lumiar, mais precisamente na Praça Nossa Senhora da Luz, Centro, onde morei por toda a minha vida. Filho de Kátia Cilene (Agente de Saúde há quase 20 anos de Paço do Lumiar) e Zezinho (Profissional do Ramo de Óptica), Neto de Dona Fátima e Seu Zequinha, comerciantes há mais de 30 anos da sede de Paço do Lumiar, estudei nos colégios Lêda Tajta, Professor Machadinho e Tácito Caldas, todos localizados na sede de Paço. Aprovado no Antigo Colégio Agrícola (hoje IFMA), onde completei o Ensino Médio. Graduado em Ciências Contábeis, após ser aprovado com uma Bolsa Integral pelo Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Membro Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar, sendo hoje o membro mais jovem entre os “Imortais Luminenses”.

Nos últimos 6 anos, atua no ramo do Jornalismo com o Blog do Neto Cruz, que pauta a política de Paço do Lumiar com visão crítica e analítica, sendo hoje um dos blogueiros com maior número de acessos e credibilidade na querida “Vila do Lume” e com um serviço específico que ajudou e vem ajudando muitas pessoas, com a coluna VAGAS DE EMPREGO, onde disponibiliza vagas de emprego em todo o estado do Maranhão, ajudando muitos jovens, adultos e pais de família que se encontram em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
Contador de formação, também atua também na assessoria e consultoria contábil de empresas.
Quando adolescente, sempre foi engajado em causas da paróquia, atuando como Coroinha por 3 anos, auxiliando os Freis Liberato e João de Deus, que deram uma nova vida à Paróquia Nossa Senhora da Luz.
POR QUE PRETENDO SER VEREADOR DE PAÇO DO LUMIAR?

Eu presenciei, desde a infância, a entrada e saída de prefeitos e vereadores em Paço do Lumiar, a cada gestão, até pelo fato da minha residência ser ao lado do prédio da Câmara Municipal. Se conta nos dedos de uma só mão quais foram os representantes do Executivo (prefeito) e Legislativo (vereador) que se sobressaíram e mostraram a que vieram… que de fato lutaram por melhorias à população de Paço e cumpriram seu papel, designados pelo eleitor, com maestria.
Partindo deste ponto, depois de me reunir com amigos e familiares, decidimos que eu seria candidato a vereador de Paço do Lumiar, sendo esta representatividade que a população luminense tanto precisa.
Morador desde sempre do município, conheço de perto a realidade da nossa cidade e sei que tenho muito a contribuir.
PRINCIPAIS PROPOSTAS
Saúde
– Requerer a reativação da maternidade de Paço do Lumiar, pois para quem não sabe, há muito tempo não nascem mais luminenses, devido à falta de uma maternidade no município, onde as gestantes precisam ir para São Luís ou S. J. Ribamar realizarem partos;
– Apresentar proposta de Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, profissionais estes de extrema relevância na vigilância da nossa saúde e elo entre a população e a Estratégia Saúde da Família (ESF);
– Fiscalizar o abastecimento de farmácias da saúde pública municipal, fazendo com que a seja atendida toda a demanda existente, além de propor a humanização dos postos de saúde, através de leis que obrigam os atendimentos com hora marcada e assim por fim às filas de espera;
– Descentralização da CEMARC – Central de Marcação de Consultas, com postos e marcação, como por exemplo, na sede do município para atender bairros como Mojó, Iguaíba, Mercês, Pau Deitado, Sede, entre outros bairros;
Lutar na Câmara Municipal por maior remuneração e valorização dos professores e demais profissionais da educação, além de propor através da administração municipal, a realização de cursos de qualificação e reciclagem aos profissionais gratuitamente.
A juventude também terá acompanhamento. Pretendo desenvolver projetos para reforços escolares, com crianças e adolescentes, que possuem dificuldade de aprendizado.
Infraestrutura
Uma das áreas de maior queixa da população de Paço do Lumiar. Como usuário do transporte público, posso falar com propriedade sobre o assunto. As empresas que oferecem este tipo de serviço em Paço do Lumiar deixam a desejar. Ônibus demoram em demasia, causando transtornos à população.
Na Câmara Municipal, pretendo lutar para que os horários do transporte coletivos sejam cumpridos. Além de apresentar projetos de revitalizações de praças, largos, etc.
Meio Ambiente
Um dos projetos que pretendo desenvolver no legislativo é a expansão do trabalho de coleta seletiva de resíduos. Atualmente são poucos os bairros atendidos em Paço do Lumiar. Dados divulgados pelo ministério do Meio Ambiente apontam que apenas 13% do lixo produzido nas cidades brasileiras é reciclado, e se pensarmos em preservar o meio ambiente devemos começar pelo que descartamos.
Esporte
Apresentar proposta de criação do Programa para a Valorização de Iniciativas Esportivas, começando pelos times de futebol amador e cobrar junto ao executivo, ações que possam inserir o jovem às atividades esportivas no município. Uma das ações é a de buscar talentos nas escolas municipais e direcioná-los a treinamentos na modalidade em que se destaca, oferecendo o suporte necessário para disputa de competições pelo país, colocando o nome de Paço do Lumiar em evidência no cenário Nacional.
Cultura
O mesmo destaque dado ao esporte, também terá a cultura. Entre eles, o incentivo para as manifestações folclóricas e culturais do município e a criação de leis que proporcionam aos artistas locais, o direito de se apresentarem em espetáculos promovidos com recursos públicos ou privados no município.
Lazer
Atualmente, somos obrigados a ver nossas praças deterioradas e sem manutenção. As praças e locais públicos de lazer terão minha atenção através de projetos de reestruturação dos locais, com o objetivo de atender aos usuários que procuram um lugar agradável para passar horas na companhia de família e de amigos.
Habitação
Somos obrigados a ver pessoas de outros municípios sendo sorteados em programas sociais de habitação, enquanto moradores de Paço do Lumiar que não tem residência sonham com a casa própria. Fiscalizarei as formas de distribuição das casas para pessoas de baixa renda e que estão há anos com nome na lista, à espera de um lugar para morar. Além de propor na câmara, projetos que possam agilizar e desburocratizar a entrada dos moradores em suas novas residências.
Gestão
A vida se baseia no respeito ao próximo, sendo tal atitude essencial na vida de um vereador. Além de fiscalizador dos recursos públicos, pretendo levar o trabalho legislativo aos bairros e conhecer de perto os problemas enfrentados pela população local.
Apoio ao empreendedor
Sou empresário e sei das dificuldades encontradas no comércio. Sendo assim, pretendo criar programas de consultorias às empresas junto ao poder público, dando apoio ao empreendedor luminense. Para isso, quero aproveitar a estrutura de órgãos capacitados no município e realizar parcerias, com quem gera emprego e renda.
Qualificação
Entre os projetos que pretendo levar em votação na câmara de vereadores, diz respeito ao mercado de trabalho local. Tenho como projeto montar um banco de empregos que possa monitorar as atividades do trabalhador, além de qualificá-lo sempre que ficar mais de três meses sem emprego por falta de oportunidade, e assim recolocá-lo no mercado, altamente capacitado.
Qualidade de vida
Somos movidos por nossas idéias. Vou chegar ao ponto em que considero mais importante para a população, a qualidade de vida. Com educação de qualidade, saúde em pleno funcionamento, lazer e renovação, as pessoas terão razões cada vez maiores de acreditar que Paço do Lumiar é a melhor cidade para se viver.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>