Caminhada Azul promovida pela Prefeitura de São Luís chama atenção para a saúde do homem

Caminhada mobilizou participantes que puderam se exercitar, e conscientizar para o cuidado com a saúde e realização regular de exames para prevenir o câncer de próstata. Com este propósito, dezenas de pessoas reuniram em caminhada, na manhã deste domingo (3), na Ponta d’Areia. O movimento, que complementa as ações do projeto São Luís Saudável, da Prefeitura de São Luís, e marca o encerramento das atividades da campanha nacional Novembro Azul, concentrou na Península e seguiu até o Espigão Costeiro, onde o público participou de aulão de zumba.

O secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho, pontuou o significado da ação. “A Prefeitura realizou uma campanha muito exitosa, no mês passado, que teve ampla participação dos homens e com um diferencial. Além do cuidado com a saúde para prevenir o câncer de próstata, também oferecemos serviços para cuidar da aparência e informação sobre esta e outras doenças. Foi muito positivo”, enfatizou o gestor.

A caminhada marca o sucesso de uma campanha que prossegue com ações regulares da gestão do prefeito Edivaldo em prol da saúde do homem e sua sensibilização, reforçou o secretário municipal de Desporto e Lazer (Semdel), Rommeo Amin. “É mais um momento para o homem olhar para si e lembrar que precisa ter atenção à própria saúde. Nesta ampla campanha a família se envolve e todos reforçam esse compromisso. É uma ação parceira pela saúde do homem, que vai refletir no seu convívio familiar e social”, avalia Amin.

Na concentração, os participantes fizeram alongamento e receberam frutas e água, preparando para atividade física. O aposentado Domingos Ferreira, 68 anos, fez questão de participar. Para ele, é um momento de exercitar e se cuidar. “Eu gosto muito destas caminhadas, porque coloco o corpo para funcionar e ainda interajo com as pessoas. A campanha também é importante para que todos os homens tenham consciência de que precisam se cuidar para não ter esta doença. Eu me cuido”, afirmou.

PROJETO

O São Luís Saudável é voltado para os idosos e desenvolvido em 11 núcleos que abrangem vários bairros da capital maranhense. A ação beneficia mais de 600 idosos em toda capital e objetiva fomentar a prática esportiva entre este público.

Além do Parque do Bom Menino, as atividades do programa são desenvolvidas em polos como Vila Nova, Cohab, Bequimão, Parque Sabiás, Divinéia, Bairro de Fátima e Cidade Operária. O programa contribui, ainda, para inserir os profissionais de educação física nos espaços públicos.

 

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>