CD/DVD dos 25 anos de cantoria de Chagas será lançado neste sábado, no Shopping da Ilha

O CD/DVD dos 25 anos de cantoria do artista popular Chagas (ex-Boi da Maioba, atualmente no Boi de Ribamar) será lançado neste sábado (11/06), no Shopping da Ilha. Gravado no último dia 12 de março, na Casa das Dunas (Avenida Litorânea), o material áudio-fonográfico conta ainda com as vozes dos cantores Rita Beneditto e César Nascimento e participação de crianças e adolescentes maranhenses, cujo talento foi garimpado durante oficinas de canto, dança, percussão e composição realizadas em São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e Icatu.
A vasta programação festiva alusiva ao lançamento terá início às 11h e se estenderá até as 18h. Estão previstas várias apresentações de novos talentos do bumba-meu-boi, garimpados nas oficinas de cantoria, dança, percussão e composição de toadas, no sotaque boi da ilha (matraca). O próprio Chagas também cantará algumas toadas que marcaram a sua trajetória na maior manifestação folclórica do Maranhão.
O cantador e compositor Chagas, cujo nome civil é Francisco de Sousa Corrêa, tornou-se o principal amo do Boi da Maioba após a saída do não menos aplaudido João Chiador, em 1993. Ainda com 19 anos, Chagas chegou ao grupo para ser auxiliar de João Chiador e hoje é reverenciado e homenageado por todos, incluindo diretoria, brincantes, comunidade e nação maiobeira.
A história de Chagas se inicia com o seu nascimento no povoado de Mamuna, no município de Icatu, passando por várias etapas até se tornar o grande cantador Chagas.
O projetos ter diferentes objetivos simultâneos, nos aspectos artístico, social e cultural, na forma de honroso tributo ao cantador, que fez história por um quarto de século no batalhão pesado da Maioba e agora empresta seu talento ao Boi de São José de Ribamar.
Oficinas
Com a proposta de oportunizar a crianças, adolescentes e jovens interagirem com a cultura do bumba-meu-boi de forma mais efetiva, o projeto realizou oficinas de cantoria, dança, percussão e composição de toadas, no sotaque boi da ilha, ensejando iniciação à aprendizagem dessas artes e técnicas populares, de modo a fortalecer a identidade cultural das pessoas nas comunidades envolvidas, nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e Icatu, resultando na gravação de um DVD e um CD.
A produção do projeto e a Valeu Mandou Legal Produções e Eventos, na pessoa do apresentador e produtor cultural Osvaldo Sousa, enaltecem a especial deferência da patrocinadora Cemar e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que souberam ver no projeto uma forma digna de promoção e difusão da cultura popular maranhense, apoiando um processo específico de ensino/aprendizagem de um sotaque do bumba meu boi do Maranhão.
Com tal suporte, por possível privilegiar a importância da constante revitalização dessa arte secular no Maranhão, com especial atenção à transmissão desses conhecimentos tradicionais por um mestre renomado, que é o cantador Chagas, do Boi de São José de Ribamar.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>