Instalado Comitê Gestor para Política de Atenção à Saúde no TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) teve, na última quinta-feira (22), instalado o seu Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores, previsto na Resolução nº 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a política sobre o tema para o Judiciário brasileiro. O objetivo é atuar com foco específico em ações que promovam a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho dos servidores e magistrados da Justiça estadual.
A coordenação do comitê ficou a cargo do desembargador João Santana Sousa. A juíza Lorena Brandão é a magistrada representante do 1º Grau. Na área da gestão de Saúde, o médico coordenador do Serviço Médico do TJMA, José Luis Nascimento; e da gestão de pessoas, a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Mariana Clementino Brandão. A secretaria do comitê ficou com o servidor Guilherme Neto.
“Com certeza com a colaboração de todos os membros deste comitê, conseguiremos colocar ações em prática que atendam todos os objetivos”, disse o desembargador João Santana.
Dentre as ações que seguem a Resolução nº 207/2015 do CNJ, o “Projeto Cuidar” que já está em prática é um deles. Visando garantir melhorias nos serviços médicos prestados aos magistrados e servidores, ele foi elaborado pela Coordenadoria de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial. 
As diretrizes do projeto preveem o desenvolvimento de ações de saúde voltadas para planejar, realizar e gerir iniciativas que visem à prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças, além da reabilitação da saúde de magistrados e servidores, com a realização de exames médicos periódicos. Inclui-se, também, entre as diretrizes, a uniformização de critérios, procedimentos e prontuários com a instituição e monitoramento da Rede de Atenção à Saúde, de acordo com as peculiaridades regionais com base na Resolução do CNJ.
O projeto complementa as atividades já desenvolvidas nas áreas médica, odontológica e psicossocial, por meio de ações voltadas à promoção e à preservação da saúde física e mental do quadro de servidores.
Outra ação que deve integrar as atividades desenvolvidas em atenção à Saúde no âmbito do TJMA é a parceria com a Universidade Federal do Maranhão, através do projeto deles chamado UFMA Saudável, que abrange cinco áreas: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia. O objetivo é criar e promover melhores condições de possibilidade e de favorecimento da melhoria da saúde e da qualidade de vida dos servidores.
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>