Léo Costa faz gestão revolucionária em Barreirinhas

Com uma série expressiva de ações na saúde, educação, infraestrutura, turismo, dentre outros setores de competência da administração pública, o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), faz uma gestão revolucionária no município. Em três anos e meio do seu segundo mandato – administrou a cidade pela primeira vez de 1989 a 1992 -, o gestor vem trabalhando incansavelmente, em várias frentes, e os resultados são visíveis, na forma de postos de saúde, escolas, melhorias viárias, acolhimento a turistas, dentre tantas outras benfeitorias, dignas do melhor reconhecimento da população e de quem visita a cidade.
Na saúde, o destaque é a construção e ampliação de 10 Unidades Básicas de Saúde, em diferentes bairros e povoados. Na localidade Cantinho, o projeto ousado já virou realidade. O atendimento ambulatorial, em diversas especialidades, é oferecido a todos os 60 mil habitantes de Barreirinhas e é estendido a moradores de cidades vizinhas que não contam com a mesma estrutura, como Paulino Neves e Santo Amaro. A UBS do bairro Murici, próxima ao Centro, já chegou a atender pacientes de Raposa, município da Grande São Luís.
Além dos profissionais de saúde locais, a população conta com os serviços de quatro médicos cubanos, que atendem, até mesmo, famílias residentes nas áreas mais longínquas. Nas visitas, os profissionais examinam os moradores e, se for o caso, já agendam as consultas e demais procedimentos, feitos na UBS mais próxima.
Difícil acesso
A propósito, o prefeito Léo Costa ressalta que a dificuldade de acesso é um dos principais desafios que sua gestão enfrenta para levar as ações da administração municipal aos mais de 200 povoados de Barreirinhas.
“É um trabalho incansável, feito com muita garra e em meio a uma série de obstáculos, como a falta de vias de acesso às localidades mais distantes”, afirma. “Mas, com a disposição que temos, estamos superando as dificuldades e levando à população as obras e serviços que ela tanto precisa”, garante.  
Educação 
A revolução administrativa comandada por Léo Costa também é visível na educação. Com uma visão pedagógica que prioriza o aluno, o sistema de ensino municipal fortalece sua estrutura física com a construção de 42 escolas de alto padrão de qualidade, nos moldes do Programa Escola Digna. Barreirinhas, inclusive, já serve de modelo para essa iniciativa desde julho do ano passado, quando foi inaugurada, no povoado Axixá, em parceria com o Governo do Estado, a Unidade Escolar Nossa Senhora da Soledade, outrora uma escola de taipa, substituída por um prédio de alvenaria, construído pela prefeitura.   
Se antes a realidade exibia contornos dramáticos, com 100 escolas de taipa e palha, alugadas e sem banheiro, cantinas, áreas de recreação, proteção de muros ou cercas, sem arejamento e iluminação adequados, fora a precaridade do material didático e das carteiras escolas, hoje o que se vê é um novo cenário. Disposto a oferecer educação realmente de qualidade, o Léo Costa, com o apoio dos governos estadual e federal, promove uma mudança que ficará para a histórica, com a climatização de escolas, aquisição de 7.500 carteiras e cinco ônibus escolares. No momento, a prefeitura conclui 32 unidades de ensino com estrutura impecável, aptas a oferecer ensino que favoreça plenamente o aprendizado.
Dentre os povoados contemplados com unidades de ensino no padrão “Escola Digna” estão Baixa d’Água (UE São Thomás de Aquino de Aquino), Piquizeiro (UE Senador Sarney), Boi (UE Tancredo Neves), Mumbuca (UE Nunes da Costa) e Andreza (UE Tancredo Neves).
Mais obras
Da lista de ações revolucionárias promovidas por Léo Costa incluem-se, ainda, a construção e a homologação do aeroporto de Barreirinhas, a construção do Centro de Convenções do município (em andamento), estrada da Rota das Emoções obra do terminal rodoviário e asfaltamento e pavimentação de grande quantidade de ruas e avenidas da cidade.
A administração municipal também comemora a construção, pelo Governo do Estado, de um trecho de 36 quilômetros da MA-315, estrada que liga Barreirinhas a Paulino Neves, que possibilitará conhecer, em uma só viagem, a chamada Rota das Emoções, composta pelos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Parque Nacional de Jericoacoara. “A resposta aos ataques desferidos pela oposição à nossa gestão é esse conjunto de obras importantes, que tantas melhorias trouxeram ao povo”, assinala o prefeito.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>