Minicurso de expografia capacita profissionais na área das artes visuais

Durante cinco dias, estudantes e profissionais da área das artes visuais participam do minicurso

“Possibilidades expográficas e manuseio de acervo”, oferecido pela Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). O curso teve início nesta segunda-feira (25) e é mediado pela arte-educadora, com especialização em Artes Visuais, Betânia Pinheiro.

O principal objetivo do minicurso é capacitar mais profissionais para atuarem em exposição de diversos cenários, como fotografias, obras de artes e quadros. “Inicialmente, abordamos o significado de expografia, desde quando surgiu esse desenho de montar uma exposição e que ganhou essa nomenclatura em 1993. Na prática, fazemos a análise do próprio lugar em que acontece a oficina, pois a Galeria é um ambiente rico e apresenta as características das artes visuais. Identificamos e percebemos os elementos relacionados, além dos conceitos presentes nas imagens e obras presentes na galeria”, disse Betânia.

Com a carga horária de 20 h, o minicurso encerra nesta sexta-feira (29) e apresenta estratégias, tratamento e montagem de acervos, propondo também aos participantes a discussão sobre os conceitos e o cenário atual das exposições no campo das artes visuais.

CONCEITO E CONCEPÇÃO

O minicurso “Possibilidades expográficas e manuseio de acervo” propõe a reflexão sobre conceito e concepção de projetos expográficos de exposições de artes visuais no cenário contemporâneo.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>