Montado pela Prefeitura arraial da Praça Maria Aragão será palco principal dos festejos juninos

Montado pela Prefeitura arraial da Praça Maria Aragão será palco principal dos festejos juninosTudo pronto para o início das atividades do arraial da Praça Maria Aragão, realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado. A festa começa no próximo sábado (18) e prossegue até o dia 29 deste mês. No local vão se apresentar mais de 200 atrações entre shows musicais e grupos folclóricos se revezando em dois palcos.
A estrutura do arraial inclui barracas para o comércio de comidas típicas, espaço para artesanato, forró pé-de-serra, além de equipes de pronto atendimento em primeiros socorros e segurança para o público. A expectativa é que mais de 150 mil pessoas compareçam ao arraial.
“Mais uma vez vamos realizar uma festa bonita com a diversidade de manifestações da nossa cultura popular, garantido a parceria de sucesso com o Governo do Estado, e uma programação variada, acessível, e também apoio a mais de cem bairros da cidade”, disse o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
O espaço é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com as demais secretarias municipais. Durante os 12 dias de evento, o público poderá apreciar a típica comida maranhense, item que será permanentemente fiscalizado pelas equipes da Vigilância Sanitária. A Blitz Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), será responsável por fiscalizar as barracas controlando a ocupação do solo e seguindo as normas citadas no edital.
A secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai garantir os atendimentos em primeiros socorros com a manutenção de equipe composta por médico e enfermeiro. Uma ambulância estará à disposição em casos de situações de maior urgência e que necessitem encaminhamento a hospital. Equipes da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e Polícia Militar vão atuar para que o público aproveite o evento com tranquilidade.
O público será orientado sobre alimentação saudável, que tipos de alimentos consumir neste período e condições de higiene dos alimentos. O trabalho, que será realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), inclui ainda distribuição de material informativo sobre o tema.
As secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Trânsito e Transportes (SMTT), além do Corpo de Bombeiros, também são parceiros no evento.
ESTRUTURA
A programação do arraial será diária, das 18h à meia-noite, com apresentações artísticas e culturais que se revezarão em dois palcos – um central com 285m² e um anexo. O sistema de som terá três estruturas, sendo um no palco principal, outro no palco concreto da praça e o terceiro no Barracão do Forró, espaço com 80m² destinado à apresentação de bandas e artistas com o melhor do forró pé-de-serra.
O arraial terá 10 barracas para venda de comidas típicas, cada uma com 18m². O espaço conta ainda espaço exclusivo para idosos e pessoas com baixa mobilidade. São 100 cadeiras reservadas, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco. Um posto de saúde equipado para atendimento de urgência estará em funcionamento durante todo o período da programação junina.
A arte e riqueza do artesanato maranhense terá ponto cativo no Espaço do Artesanato. No local o público terá acesso a demonstrações do processo de produção de peças e artefatos. Serão expostos produtos em fibra de buriti, bordados, cerâmicas, peças com personagens folclóricos, entre outros. O espaço será um gerador de trabalho e renda, além de divulgar o artesanato maranhense aos turistas e público geral.
TURISTA
Um posto de Informações Turísticas será montado no arraial da Maria Aragão com objetivo de apresentar aos turistas e moradores da capital os atrativos locais. Quem comparecer ao posto vai receber material informativo e poderá fazer registro do momento. No local haverá uma cabine montada especialmente para fotos em cenários virtuais do Maranhão. As imagens poderão ser compartilhadas nas redes sociais e também serem impressas.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>