Obras da Prefeitura estão ritmo acelerado no Angelim e Anjo da Guarda

oo

As obras de construção do Ecoponto e da praça 1º de Novembro, no Angelim, e de reforma do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro, no Anjo da Guarda, estão em ritmo acelerado. Na manhã desta terça-feira (1º), o andamento dos serviços nos três canteiros de obra foi vistoriado pelo prefeito Edivaldo

 “Com esses serviços, teremos condições de atender a demandas históricas dessas comunidades, proporcionando mais estrutura em áreas como esporte e lazer e serviços de mais qualidade em limpeza pública, preservação do meio ambiente e saúde”, disse o prefeito Edivaldo.

 O prefeito iniciou a vistoria pelas obras de construção da Praça 1º de Novembro, no Angelim. O espaço, antes abandonado e que nunca havia recebido qualquer serviço de infraestrutura nos uase 40 anos de fundação do bairro, contará com pistas de skate e para caminhada e corrida, bem como academia de saúde, playground para crianças, área verde, bancos, lixeiras e acessibilidade para pessoas com deficiência, além de estacionamento.

 O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, disse que a 70% da obra da praça já está concluída. “Será uma grande praça de esportes. O projeto teve participação ativa da comunidade, que sugeriu como queria o espaço e fez os ajustes no projeto com nossa equipe de trabalho. A obra é uma demanda antiga dos moradores do Angelim, que agora está sendo executada com o cuidado que a população merece”, afirmou o secretário.

 Diogo Lima acrescentou ainda a importância da formação dos comitês gestores, criados para servir de elo entre a comunidade e o poder público, na organização e preservação dos logradouros recuperados pela Prefeitura de São Luís. A construção da praça do Angelim integra o cronograma de recuperação de praças da capital. Ao todo, já foram requalificados cerca de 30 espaços desse tipo, que se transformaram em espaços de lazer e convivência frequentados por crianças, jovens e idosos em diversos bairros da cidade.

rr

 A moradora do Angelim, Irlene Pontes, que reside nas imediações da praça há mais de 30 anos, enaltece a construção do espaço que, segundo ela, era utilizado até para descarte irregular de lixo. “Por viários anos lutamos por melhorias nessa praça, que é tão grande e ainda preserva boa parte de área verde. Enfim, a comunidade do Angelim foi atendida e está sendo contemplada com um espaço que muito contribuirá para o lazer e bem-estar das crianças, jovens e idosos do nosso bairro.

 ECOPONTO

 Ainda no Angelim, o prefeito vistoriou as obras do Ecoponto que está sendo implantado na região. Com capacidade de receber até 100 toneladas de resíduos por mês, o Ecoponto do Angelim será o quinto a entrar em funcionamento em São Luís. Já estão em atividade os ecopontos do Parque Amazonas, Jardim América, Bequimão e Turu.

 Os primeiros Ecopontos de São Luís foram implantados na gestão do prefeito Edivaldo e são parte da estratégica do poder público municipal de combate ao descarte irregular de resíduos. Cada unidade conta com área administrativa, instalações sanitárias, estacionamento, áreas de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e de manobra de equipamentos e veículos. Para comportar o material recebido são quatro baias de alvenaria cobertas e sinalizadas. Os Ecopontos recebem materiais de grande volume não recolhidos pela coleta tradicional, como restos de podas de árvores, entulho da construção civil, madeiras e móveis velhos.

  “O prefeito Edivaldo está trabalhando na gestão de resíduos sólidos na capital, através de ações e obras, que já resultaram, por exemplo, na instalação de quatro Ecopontos em São Luís, que proporcionam, além da eliminação dos pontos de descarte irregular de lixo, no avanço nas políticas ambientais na cidade” destacou a coordenadora do Comitê de Limpeza Pública de São Luís, Carolina Estrela.

 CENTRO DE SAÚDE

 Em parceria com a Vale, a Prefeitura de São Luís realiza ainda a reforma e ampliação do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro, no Anjo da Guarda. “Vamos devolver à população mais esta importante unidade de saúde totalmente reformada. Era um espaço que estava destruído e que, a partir das obras que estamos desenvolvendo em parceria, vai oferecer novos serviços e atender melhor à população”, afirmou o prefeito Edivaldo.

 Durante a visita ao espaço, o prefeito esteve acompanhado pelos representantes da Vale, Giselly Pinto e Edison Costa. “A região Itaqui-Bacanga é uma área de atuação da Vale, que presta atendimento social à comunidade em diversos setores. A empresa se sente muito feliz em contribuir com mais esse importante serviço de valorização à saúde, em favor da população dessa região”, disse Giselly Pinto.

 O Centro de Saúde Clodomir Pinheiro está passando por uma reestruturação completa. O espaço ganhou mais oito salas para consultórios e teve toda a instalação elétrica e hidráulica reformada. Os serviços deverão incluir ainda novo piso, telhado, forro e pintura, entre outras benfeitorias. O objetivo é que o local seja transformado em um centro de referência especializado em hipertensão e diabetes. A unidade passará a ofertar também atendimentos nas áreas de endocrinologia, cardiologia, ginecologia, pediatria e psicologia, entre outras especialidades.

 “Nós já realizávamos aqui atendimentos na área de saúde mental e da estratégia de Saúde da Família. Agora vamos ampliar os serviços para implantar aqui um centro de referência em hipertensão e diabetes. A unidade realizava uma média de 5 mil atendimentos por mês. A meta agora é dobrar esse número, com a oferta de novos serviços”, enfatizou a secretária de saúde, Helena Duailibe.

 Acompanharam também o prefeito durante as vistorias, o presidente do Instituto da Paisagem Urbana, Luiz Carlos Borralho; o vice-prefeito eleito, Júlio Pinheiro, entre outras autoridades políticas e lideranças comunitárias dos bairros beneficiados pelos projetos.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>