População aprova obras de urbanização realizadas pela Prefeitura em mais de cem bairro

A realidade do bairro Residencial Paraíso, localizado no final da Vila Embratel, em nada lembra os dias de transtornos causados pelo lamaçal que se formava no local depois de cada chuva. Com 100% das ruas pavimentadas – parte delas com bloquetes de paralelepípedo -, o cenário vivido pelos moradores do bairro agora é outro, exaltado como a realização de um grande sonho. O Residencial Paraíso é um dos cem bairros da capital, que receberam da Prefeitura de São Luís serviços de infraestrutura urbana, sendo que em muitos deles nunca antes havia sido realizado qualquer benefício na área.

“O objetivo destas obras é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nestes bairros. Antes das intervenções feitas pela gestão do prefeito Edivaldo, todos careciam de obras de infraestrutura. Com a ubanização, melhoramos a saúde, a segurança e a mobilidade nestas comunidades, além de valorizarmos os imóveis e possibilitarmos mais integração entre os moradores. Agora, a população dessas localidades dispõe de áreas urbanizadas”, diz o secretário de Obras e Serviços Urbanos (Semosp), Antonio Araújo.

A marca de cem bairros e duas mil vias urbanizadas em São Luís na gestão do prefeito Edivaldo foi atingida há um mês, com a entrega oficial das obras do Programa Mais Asfalto nos bairros do Santa Cruz, Vera Cruz e Radrional. A contabilização abrange os serviços de urbanização realizados pela Prefeitura de São Luís, com urbanização que inclui pavimentação, drenagem com meio fio, sarjeta e calçada, e reforço na iluminação; e contempla também as vias requalificadas por meio do Programa Mais Asfalto, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

MELHORIAS

Elisângela Nunes, 30 anos, dona de casa São locais que saíram do zero em termos estruturais e que a urbanização, segundo os moradores, elevou à condição de bairros de verdade. É a opinião da dona de casa Elisângela Nunes, 30 anos. Ela reside há seis anos na Rua Floriano Peixoto, localizada às margens de uma encosta. A rua é uma das vias do Residencial Paraíso que foi totalmente pavimentada com bloquetes pela Prefeitura de São Luís. No Residencial Paraíso, foram 70 vias beneficiadas, totalizando 11km de pavimentação, entre asfalto e bloquetes.

A moradora relembra com certa angústia os tempos de outrora e relata com satisfação o novo momento vivido por sua família e seus vizinhos. “Agora, sim, podemos dizer que moramos em uma rua de verdade. Antes era só piçarra e lama e, por ser uma área meio escondida, achávamos que nunca veríamos esses serviços chegarem aqui. Estamos muito felizes por isso”, disse Elisângela Nunes.

Um pouco mais adiante, no Alto da Vitória, outra área da região Itaqui-Bacanga a receber serviços abrangentes de infraestrutura urbana, as histórias de satisfação pelas melhorias proporcionadas ao local se repetem. Morando há quase 40 anos na Rua da Juçara, uma das vias do Alto da Vitória, o aposentado José Pinto da Silva, 68 anos, vê, pela primeira vez em quase quatro décadas, os serviços chegarem efetivamente a seu bairro.

“As chuvas, quando chegavam, nos davam pavor. Como aqui é uma área muito baixa, a enxurrada vinha com muita força e levava tudo pela frente. Era um problema que enfrentávamos todos os anos, mas que, enfim, foi solucionado com a pavimentação e as obras de drenagem realizadas aqui”, relata o aposentado.

Relato similar faz a comerciante Marlene Aroucha, 58 anos, moradora da Vila Izabel, onde também foi executado um amplo projeto de urbanização, com obras de drenagem superficial e profunda, para solucionar os graves problemas de alagamentos verificados no local.

“Não tenho palavras para expressar o que essas obras trouxeram para nossas vidas, aqui na Vila Izabel. Criei 16 filhos adotivos, literalmente, sobre a lama, passando com eles todos os transtornos possíveis, e já nem acreditava mais que um dia alguém olhasse para a nossa comunidade. Hoje, tenho o prazer de andar em minha rua, totalmente asfaltada. A água da chuva não empoça mais porque o escoamento agora funciona”, disse Dona Marlene.Residencial Paraíso recebeu bloquetes em diversas ruas

BENEFÍCIOS

Os relatos de vida dos moradores citados são apenas alguns das centenas de exemplos que demonstram na prática os efeitos positivos que as obras de infraestrutura urbana realizadas pelo município têm provocado na vida das pessoas e na comunidade onde elas vivem.

Em cerca de 100 bairros, a Prefeitura realizou serviços similares, contemplando-os com obras de pavimentação asfáltica, drenagem superficial e profunda, construção de pontes, canais, reformas e construção de praças, calçamentos, meios-fios e sarjetas. Tudo com o propósito de levar melhorias à qualidade de vida da população, promover mais saúde aos moradores de área com deficiências no saneamento básico e tornar os locais mais aprazíveis.

Entre as dezenas de bairros que viviam no isolamento e foram beneficiados com obras de infraestrutura executadas pela Prefeitura de São Luís estão ainda o Parque Sabiás; Residencial 12 de Outubro, na região do São Raimundo, que teve a totalidade das vias pavimentadas, da mesma forma como aconteceu nos seus vizinhos Pontal da Ilha e Jardim São Raimundo.

Há mais de 30 anos a espera de serviços de urbanização nesses bairros acabou com a chegada do asfalto e as obras de drenagem superficial e profunda, que transformaram as ruas – antes intransitáveis – em vias bem pavimentadas e com eficientes sistemas de drenagens. Estão ainda incluídas nessa categoria locais como Jambeiro, Apaco, Tiradentes, Jardim Conceição, entre outros.

Foram contemplados também outros trechos da cidade, que passavam por uma crítica situação de deterioração das vias, há décadas sem receber qualquer melhoria em sua infraestrutura urbana, a exemplo do Coroadinho, Areinha, Sá Viana, Túnel Sacavém, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Cidade Operária, São Cristóvão, Vicente Fialho, João Paulo, Santa Clara, Cohab, Parque Timbiras e dezenas de outros bairros, além das ruas do Centro da capital.

“As obras nos trouxeram um novo ânimo. Com as ruas pavimentadas, os moradores se sentem mais estimulados a reformar suas casas e a caprichar na decoração, porque sabem que agora as ruas já não são mais aquele rio de lama e poeira de antigamente. Consequente aumentaram as vendas no nosso comércio e em outros estabelecimentos do bairro também.

Além disso, nossos imóveis hoje estão bem mais valorizados e muitos moradores que antes pensavam em vender suas casas por causa dos problemas de infraestrutura que enfrentávamos aqui já nem pensam mais nisso”, afirmou a comerciante Valdirzia Costa, moradora do Pontal da Ilha.

0 comentários em “População aprova obras de urbanização realizadas pela Prefeitura em mais de cem bairro”

  1. Tereza

    1 ano atrás  

    Muitas ruas asfaltadas pela cidade. Varios conhecidos foram beneficiados com as obras da prefeitura, graças a Deus!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>