Prefeito Edivaldo acompanha serviço de modernização da iluminação pública na capital

Em mais um dia de vistoria a obras e serviços que estão sendo executados em diversos bairros da capital, o prefeito Edivaldo acompanhou, na manhã deste domingo (21), o trabalho de instalação de novos pontos de iluminação com tecnologia LED, na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do secretário de Obras de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo; e de parte de sua equipe de trabalho na área, Edivaldo avaliou o avanço conquistado pela atual gestão municipal no setor da iluminação pública em São Luís.

“Estamos investindo na modernização do parque de iluminação pública da nossa cidade. É uma inovação verificada nos grandes centros urbanos do país e que também já é uma realidade na capital maranhense. Sem dúvida, um grande avanço na área, para proporcionarmos mais segurança às pessoas que transitam pelas vias públicas e propiciar um aspecto mais bonito e moderno a nossa capital”, disse Edivaldo.

O titular da Semosp, Antônio Araújo, informou que todos os 23,5 quilômetros de extensão da Avenida Jerônimo de Albuquerque serão contemplados com a substituição das lâmpadas denominadas amarelas por novas luminárias em LED. Ao todo, serão instaladas na via 674 luminárias com essa tecnologia.

“A redução da potência total de 306 mil watts verificados hoje com as lâmpadas em vapor de sódio serão substituídos por 189 mil watts com a implantação das luminárias em LED de alta resistência, o que implica em uma redução significativa de 117 watts de potência. É menos custo e mais economia para o município”, explicou Antônio Araújo. Ainda segundo o secretário, a meta é implantar cerca de 3 mil pontos de iluminação com luminárias LED em toda a cidade.

A ação é parte do Projeto de Melhoria e Modernização do Parque de Iluminação de São Luís. O programa contempla não apenas os grandes corredores urbanos da capital, mas todas as regiões da cidade, inclusive, comunidades da zona rural. “Esta é uma determinação do prefeito Edivaldo, por entender que boa iluminação também é um aspecto importante para proporcionar segurança às vias públicas e mais qualidade de vida às comunidades de todos os setores da cidade”, frisou Antônio Araújo.
A diarista Sônia Maria Sodré, 46 anos, disse que trafega pela avenida todos os dias, para se dirigir às casas onde realiza e seu trabalho. “Com certeza, a nova iluminação vai nos dar mais segurança e tranquilidade ao caminharmos pela avenida”, disse ela.

Além da Avenida Jerônimo de Albuquerque, a Prefeitura de São Luís já instalou cerca de 10 mil novos pontos de luz na capital nos últimos três anos, contemplando mais de 60 bairros da cidade. Entre os locais atendidos estão bairros das regiões do Bacanga, Calhau, Centro, Cidade Operária, Cohatrac, Coroadinho, João de Deus, Bairro de Fátima, Olho d’Água, Santa Cruz, São Francisco, São Cristóvão, além de comunidades situadas às margens da BR-135, Rio Grande, São Raimundo, entre outras comunidades da zona rural de São Luís.

Além do serviço de expansão, a Prefeitura também está modernizando outros 90 mil pontos de luz do parque de iluminação pública da capital. Esse moderno sistema de iluminação LED já foi implantado também em outras grandes avenidas da cidade, entre elas, a Litorânea, Guajajaras, Holandeses, Tirirical, Libaneses (acesso ao Aeroporto), rotatória da Avenida Odilo Costa Filho (Anjo da Guarda); Tupinambá, na Ponta d’Areia; Rua dos Bicudos; Elevado da Cohab; Complexo do Anel Viário; e estacionamento da Praia Grande, no Centro.
As próximas avenidas a terem o sistema de iluminação a vapor de sódio substituído por luminárias em LED são a Daniel de La Touche e São Luís Rei de França.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>