Prefeitura combate o Aedes aegypti na Vila Embratel e no Piancó nesta sexta-feira

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti por meio da campanha “Todos na Guerra contra o Mosquito”. Nesta sexta-feira (6), será realizada a 13ª edição da mobilização, que chega neste fim de semana à Vila Embratel e Piancó para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A abertura acontecerá na Praça das Sete Palmeiras, às 8h, na Vila Embratel.
Estão engajados para participar do evento 300 agentes de endemias que visitarão e vistoriarão 9 mil imóveis. O objetivo principal é eliminar focos do inseto e conscientizar a comunidade para que todos ajudem no combate ao Aedes. Durante as visitas, os agentes aplicam larvicidas nos locais e eliminam focos do mosquito.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou que é necessária ação conjunta entre o poder público e a comunidade. “A situação que todo o país vive hoje em relação ao Aedes aegypti e às doenças por ele transmitidas requer que toda a sociedade esteja mobilizada. Nossas equipes continuam atentas, monitorando e eliminando focos em ações contínuas”, afirmou Duailibe.
AÇÕES EDUCATIVAS
Alunos da Unidade Integrada Vila Embratel e da Unidade de Educação Básica Henrique de La Roque irão fazer uma apresentação na Praça Sete Palmeiras, com informações sobre cuidados que se deve adotar contra o mosquito. A equipe da Educação em Saúde, do Programa de Combate à Dengue, irá fazer uma apresentação com o teatro de bonecos no local.
O coordenador do Programa de Combate à Dengue, Pedro Tavares, ressaltou o trabalho desenvolvido pela área de Educação e Saúde para levar conscientização às comunidades. “As ações educativas formam multiplicadores que nos ajudam no cuidado devido, não somente nas suas casas, mas em toda comunidade onde estão inseridos”, disse.
A ação irá realizar também recolhimento de bagulho volumoso, feita pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Desde esta quinta-feira (5), está sendo realizado na Vila Embratel e Piancó, o serviço de nebulização espacial (carro fumacê).
LIMPEZA
Dando seguimento ao Plano de Ação de Limpeza Pública que vem sendo intensificado nos últimos meses, a Prefeitura de São Luís entrou esta semana com equipe de trabalho na área do Renascença, Monte Castelo, Via Expressa, Ponta da D’areia e Avenida Daniel de La Touche. Nestes logradouros, estão sendo realizados serviços de capina, roçagem, varrição, catação, limpeza e pintura de meio-fio.
A ação visa propiciar um aspecto urbanístico mais limpo e arejado, além de acabar com focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Paralelo a este trabalho, equipes da Superintendência de Limpeza Pública, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), também estão realizando a remoção mecanizada de descarte irregular de lixo em pontos da Avenida dos Portugueses, avenida do contorno do Sá Viana e no Fumacê.
No Monte Castelo – onde a Prefeitura de São Luís realiza no próximo sábado mais uma edição do “Todos por São Luís” -, as equipes da Prefeitura estão trabalhando na Avenida Getúlio Vargas, na Praça Nossa Senhora da Conceição, na praça do Viva e em ruas do entorno.
REFORÇO
A ação de rotina da Superintendência de Limpeza Pública se intensificou neste período de chuva. Já receberam este serviço as avenidas dos Holandeses, Ana Jansen, Colares Moreira, Jerônimo de Albuquerque, Avenida dos Portugueses, dos Franceses e dos Africanos.
“Também estamos trabalhando nas ruas dos bairros que recebem o programa Todos por São Luís”, contou a coordenadora de Limpeza Pública da Semosp, Valéria Leão. O trabalho de capina nas principais avenidas de São Luís é realizado a cada três ou quatro meses, segundo informou a coordenadora.
A Prefeitura de São Luís reforçou a limpeza de galerias em diversos bairros da capital maranhense. A operação tem seguido cronograma da Semosp, que atende a áreas prioritárias, por meio de uma equipe de técnicos responsáveis pela retirada do lixo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>