Prefeitura de São Luís promoverá “Semana das Águas, um bem comum a todos”

I Seminário sobre Mananciais abre a programação, nesta segunda-feira,  em alusão ao Dia Mundial da Água

A importância da preservação dos recursos hídricos e atitudes cidadãs sobre a questão ambiental estarão no foco das atividades da “Semana das Águas, um bem comum a todos”, iniciativa que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente (Semmam), realiza em comemoração ao dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a partir desta segunda-feira, 21.

O “I Seminário sobre Sustentabilidade dos Mananciais do Município de São Luís” abre a programação, nesta segunda-feira (21), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na terça-feira (22), no Parque do Bom Menino, cerca de 400 alunos da rede pública de ensino participam de ações voltadas para o tema.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz, ressalta que a programação da “Semana das Águas” tem como meta sensibilizar a população para o uso ambientalmente equilibrado da água, recurso que precisa ser preservado para as gerações futuras. “Por essa razão, a programação tem como foco o Seminário voltado para gestores, profissionais de nível técnico e superior, e as ações educativas concentradas no Parque do Bom Menino, destinadas ao público infanto-juvenil”, informa.

Segundo o secretário, a intervenção humana e o prejuízo aos recursos hídricos se dão principalmente com a contaminação de cursos d’água, áreas de recarga de lençóis subterrâneos, nascentes em zonas urbanas. A Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenação de Educação Ambiental da Semmam, desenvolveu o planejamento das ações da “Semana das Águas”, desde dezembro do ano passado.

“A gestão das águas dos rios é de competência da União e do Estado, como prevê Constituição Federal. Apesar de a gestão das águas não ser de responsabilidade direta do município, é nossa função desenvolver ações estratégicas que informem sobre os problemas enfrentados e gerados pela própria população, com relação ao trato dos recursos hídricos e às medidas que podem ser tomadas de forma conjunta”, explica o secretário Marco Aurélio Diniz.

SEMINÁRIO

Nesta segunda-feira (21), das 14h às 19h, acontece o “I Seminário sobre Sustentabilidade dos Mananciais do Município de São Luís”, que será realizado no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento terá cinco palestras, que serão abertas pelo secretário Marco Aurélio Diniz. A partir das 13h, as inscrições podem ser realizadas no local (com entrega posterior de certificado digital).

A programação do Seminário inclui as palestras dos professores Luís Jorge Dias e Quésia Silva, do departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), das professoras Flávia Mochel, do departamento de oceonografia da UFMA, e Edilea Pereira, do departamento de Geociências da UFMA, e de Daniel da Luz, servidor da Semmam.

De acordo com o secretário, faz-se necessário o debate sobre o desperdício de água, a poluição dos rios, as mudanças climáticas, o uso e a ocupação do solo e outros temas. “O I Seminário sobre Sustentabilidade dos Mananciais do Município de São Luís tem como objetivo incentivar o estreitamento das relações entre a sociedade civil e a Universidade, mediada pelo setor público”, destaca.

Com o evento, a Prefeitura de São Luís busca unir avanços do Maranhão em se tratando de produção cientifica na área de gestão de recursos hídricos à nossa vida cotidiana. “Baseada no panorama apresentado durante as palestras, a Semmam pretende incluir essas informações em seu planejamento estratégico de atividades da gestão municipal”, esclareceu Diniz.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Na próxima terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, entre 9h e 17h, no Parque do Bom Menino, cerca de 400 estudantes da rede pública do centro de São Luís e dos bairros adjacentes participam de uma série de atividades alusivas à data.

As ações são voltadas para crianças de 3 a 10 anos, e jovens de 11 a 17 anos, que participarão de reconhecimento ecológico do Parque e de plantas nativas, de oficinas de plantio de árvores e de palestras para diferentes públicos. Além disso, a Semmam fará doação de mudas de plantas frutíferas, durante o evento.

ORIGEM

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Todos os anos a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a esse importante bem natural.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>