Prefeitura e Governo festejam Dia Nacional do Tambor de Crioula no arraial da Maria Aragão

Prefeitura e Governo festejam Dia Nacional do Tambor de Crioula no arraial da Maria AragãoO rodar de saias e batuque acelerado do tambor de crioula, expressão cultural maranhense registrada como patrimônio imaterial brasileiro abriram, de forma contagiante, a programação do Arraial da Praça Maria Aragão, que integra o São João de Todos realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. O arraial prossegue até o dia 29 de junho, com programação a partir das 18h.
Dez grupos de tambor de crioula iniciaram a programação do arraial a partir das 18h. Os grupos se apresentaram em homenagem ao Dia Nacional do Tambor de Crioula, celebrado em 18 de junho. A data marca a ocasião em que a manifestação cultural foi reconhecida como patrimônio pelo Iphan, em 2007. Também compuseram a programação do sábado as apresentações do Grupo Lamparina e dos grupos de bumba-meu-boi Novilho Branco (Alternativo); Oriente (Orquestra); de Axixá (Orquestra) e da Pindoba (Matraca).
O secretário municipal de Governo, Lula Fylho, esteve presente ao início da programação na Praça Maria Aragão e destacou a parceria consolidada entre as gestões estadual e municipal, bem como a estrutura montada especialmente para a festa junina. O titular da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) pontuou ainda o empenho da gestão para fazer todos os anos um festejo que agrade a todas as idades e com segurança.
“O prefeito Edivaldo promove mais uma vez um São João que agrada a população de São Luís e é pensado para todos, sem distinção. Estamos iniciando uma belíssima programação através de parceria com o governo do estado, e assistindo à praça se encher de brilho e muita alegria. É um espaço que recebe toda a diversidade cultural da nossa cidade, oferecendo programação com segurança e paz para toda a família”, concluiu Lula Fylho.
FESTA
O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, saudou o público presente e convidou a população de São Luís a prestigiar a programação do São João de Todos. “Agradeço a todos que vieram e estão ajudando a tornar a nossa festa mais bonita. Que a gente possa vir nesses 12 dias fazer a festa com alegria e paz. Que esta bonita festa do Maranhão seja o melho São João do mundo”, disse Marlon Botão.
O secretário estadual de cultura e turismo, Diego Galdino, também acompanhou a programação da Praça Maria Aragão e reforçou a importância da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. “Temos trabalhado em parceria nos grandes eventos culturais da cidade. O arraial da Maria Aragão é um dos pontos onde estamos celebrando esta parceria em prol de São Luís. Estamos muito felizes em celebrar as manifestações importantes da nossa cultura garantindo estrutura para que todos possam se divertir com saúde e segurança”, afirmou Diego Galdino.
PATRIMÔNIO
Dez grupos de tambor espalharam-se em toda a praça formando várias rodas, atraindo a curiosidade do público e turistas que iam chegando e registrando com o olhar e câmeras a diversidade da cultura maranhense. “Eu já tinha ouvido falar do tambor, mas nunca tinha visto. Está linda a festa, a cultura de vocês é maravilhosa, totalmente diferente. Como essa é uma manifestação genuinamente maranhense, ficamos curiosos para conhecer”, disse o turista Gabriel Castro, da cidade de Natal (RN).
Envolvendo dança circular, canto e percussão, o tambor de crioula tem sua origem ligada à resistência cultural dos negros vindos de diversas regiões africanas, a partir do século XVIII. “Nosso grupo tem mais de 130 anos, foi criado pela minha bisavó. Após a morte dela, o grupo passou para a minha mãe e depois chegou a mim essa responsabilidade. Nós mantemos essa tradição porque, além da importância para a família, devemos também preservar a nossa cultura”, disse a coordenadora do tambor de crioula Lírio de São Benedito, Dulvanira Castro.
BOIS
Às 21h, o Grupo Lamparina subiu ao palco da Maria Aragão e contagiou o público com repertório de ritmos nordestinos, como forró, cacuriá, de interpretação de toadas de bumba-meu-boi, além de uma homenagem ao compositor Papete. “O Grupo Lamparina se sente muito feliz em participar da programação que está bem estruturada, com palcos diferentes, espaço para o forró, de modo que o público tem uma variedade de opções para brincar o São João “, disse Paulinho Oliveira, diretor musical do Lamparina.
Em seguida, o público foi surpreendido com a chegada de 120 integrantes do Boi Novilho Branco, que desceu a escadaria da praça fazendo a evolução das coreografias antes de subir ao palco de apresentações. Com 11 anos de história, o grupo surgiu no bairro da Liberdade e integra o ponto de cultura Liberdade da Arte, um dos selecionados para premiação do Edital de Pontos de Cultura.
A apresentação do boi na Maria Aragão foi registrada para gravação de um DVD do grupo. “O Arraial da Maria Aragão tem um público cativo e aqui acaba sendo um espaço privilegiado para esse registro de imagens do boi”, afirmou o diretor do grupo, Eduardo Franco.
Representando o sotaque da baixada, o Boi Oriente apresentou-se em seguida, trazendo uma história de luta e tradição junina. “A história do nosso boi surgiu em meio a um conflito de terras, na comunidade de São João Batista, uma luta pela garantia de posse por uma área nossa, de herança quilombola. O boi é fruto da promessa dessa vitória há 26 anos e que ainda segue em frente também lutando por mais espaços e incentivos”, disse a presidente do boi, Maria Juliana Fonseca.
O Boi de Axixá (sotaque de orquestra) e Boi da Pindoba (sotaque de matraca) encerraram a primeira noite de festividades na Maria Aragão.
PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda-feira (20), a programação contará com apresentação da Dança Portuguesa Mensageiros de Portugal, Dança do Boiadeiro da Cidade Operária, Quadrilha Asa Branca, Boi Brilho da Amizade, Cia Batuk e Boi Meu Tamarineiro. A programação completa você pode conferir no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>