TRE anuncia datas de diplomação dos eleitos em São Luís, Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa

tt

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) diplomará, nos dias 16 e 19 deste mês, os prefeitos e vereadores eleitos e seu respectivos suplentes nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Serão três cerimônias, já que os eleitos em Paço do Lumiar e em Raposa serão diplomados em um ato conjunto. Confira as datas e os locais:

Paço do Lumiar e Raposa

Ambos no dia 16 de dezembro, às 16h, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, localizada na Avenida 1 do Maiobão.

São José de Ribamar

19 de dezembro, 9h, na Casa da Justiça.

São Luís

19 de dezembro, às 17h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Na cerimônia de diplomação, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do Tribunal.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA)

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>