Vereador Roberto Rocha Júnior pede implantação de sinais sonoros nos semáforos

O Plenário da Câmara Municipal aprovou na manhã desta quarta-feira, 08, uma importante proposição que visa facilitar o acesso da pessoa com deficiência visual ou com mobilidade reduzida, nas vias públicas de São Luís. De autoria do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), o requerimento propõe que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), instale semáforos com sinais sonoros, em complemento aos sinais visuais, nas principais vias públicas e próximos a estabelecimentos como shopping, faculdades, escolas, supermercados, dentre outros locais onde o fluxo de veículos seja mais intenso.  

No Brasil, várias cidades já disponibilizam os semáforos com sinais sonoros para ajudar na travessia dos cegos. O seu uso é bastante simples: basta pressionar um botão, e o deficiente visual irá ouvir um som que indicará que o dispositivo foi acionado. Quando a via for fechada, um outro som mais alto será emitido, sinalizando que o pedestre já pode atravessar a rua em segurança.

“Muitos acidentes fatais ocorrem em decorrência de atropelamentos, portanto, essa medida, além de garantir maior acessibilidade e segurança, irá propiciar, sobretudo, o direito constitucional de ir e vir, promovendo a inclusão dessas pessoas que lutam para terem seus direitos respeitados de forma digna na sociedade”, ressaltou o vereador Roberto Rocha Júnior.

ACESSIBILDADE— O parlamentar, desde que assumiu o seu mandato na Câmara Municipal, já apresentou inúmeros requerimentos para ajudar na acessibilidade da pessoa com deficiência, em São Luís. Ele é o autor do Projeto de Lei 233/13, já aprovado pela Câmara Municipal, que assegura aos deficientes visuais residentes em São Luís, o direito de receberem em braile e sem nenhum custo adicional, as correspondências oficiais do Poder Público Municipal, bem como das empresas comerciais de toda e qualquer natureza.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>